quinta-feira, 29 de setembro de 2011

* TÚNEL DO TEMPO..

ESPETÁCULO DE ENCANTAR OS OLHOS E OUVIDOS.

JUNHO / 2010

JORNAL GAZETA DO SUL

Um momento de contemplação, não de avaliação. Assim foi o fim de semana para dezenas de criadores da região que colocaram em exibição parte da seleção de pássaros que mantêm com todo o carinho e cuidado. Após os campeonatos de março (1ª etapa) e do sábado anterior (2ª etapa), que classificaram animais para as disputas estaduais, os integrantes da Sociedade  Ornitológica Alto Taquari (Soat) trataram de evidenciar os exemplares que não são usados como plantel. Aproximadamente 400 deles compuseram a mostra. O objetivo, além de proporcionar um belo espetáculo visual e sonoro ao público, foi a venda de aves para novos criadores e para os amantes desses animais.

 A realização da exposição, e o interesse da comunidade, segundo o presidente da Soat, Gerson Eggers, já se mostrou bem maior do que em 2009. Uma conquista importante para um grupo que busca esclarecer as pessoas sobre a criação de pássaros e orientar quem deseja ingressar nesse meio. “É preciso que fique claro que são todos animais considerados domésticos, criados em cativeiro”, ressaltou o atual comandante da entidade, que é registrada no Ibama.

Sómente Eggers possui hoje aproximadamente 30 casais de pássaros. Observa que para ele e para os demais criadores trata-se de uma paixão. No entanto, exige um investimento considerável e uma boa dose de dedicação. O retorno vem de diversas formas, e uma delas é perceber o encanto que esses pequenos animais despertam em quem os observa.
                                          SOAT    
A Sociedade Ornitológica Alto Taquari (Soat) foi criada em 1972, em Lajeado. Mais tarde, sua sede foi transferida para Santa Cruz do Sul, onde congrega hoje cerca de 100 criadores e abrange os vales do Rio Pardo e do Taquari.
As competições ocorrem em duas etapas porque a época de criação dos pássaros é diferente. A 1ª fase reúne exóticos, como diamante gould, diamante mandarim, manon e calafate, e bicos redondos, como agapornius, periquito australiano, forpus, neophemas e roselas. A 2ª etapa contempla canários de cor e canários de porte.




      fonte: Jornal Gazeta do Sul / SANTA CRUZ DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário